21 de dezembro de 2006

ABC dos Grande Números

Para muitos portugueses, qualquer número acima de um milhão, cai na categoria das quantidades transcendentes. Este artigo pretende trazer alguma luz sobre as escalas dos números grandes.
Números como, por exemplo, 20.000.000. Vinte milhões. Este é o valor estimado em euros para o investimento no Túnel do Marquês, antes de derrapagens (aD) e antes de Sá Fernandes (aSF). Apesar da grandeza aparente do número, nem chega a ser ¼ do custo do funcionamento anual da Assembleia da República, orçamentado em 85.000.000 de euros.

Subindo para os 9 dígitos, aparece-nos o custo da Casa da Música, depois de derrapagens, 112.000.000 de euros. Cerca do triplo da estimativa aD. Ou seja, esperava-se que a Casa custasse 1,8 túneis (aD, aSF) mas ficou por 5,6. Derrapagem normal, para Portugal.

Logo a seguir deparamos com 130 milhões, montante com que se poderia comprar um computador a cada aluno do 2º ciclo do ensino básico, e que representa também a dívida total da lista pública de devedores ao fisco.

O gigantismo dos números começa a esmagar-nos quando lemos na imprensa que os créditos recuperados pela Segurança Social em 2006, por acção do Super-Cobrador, atingiram o valor recorde de 200 milhões de euros. 10 túneis (aD, aSF) recuperados num só ano. Quase o Rendimento Social de Inserção para 2007, o que equivale a 13 túneis (aD, aSF), 3 Assembleias da República ou 2 listas de devedores ao fisco. São 260.000.000 euros, o mesmo que o Euro 2004 bebeu nos cofres do estado.

Artigo publicado na Dia D, Público, em 8 de Dezembro de 2006
(lê-lo todo aqui)

14 de dezembro de 2006

Morreu Pinochet 2
Morreu Pinochet

Ojalá que las hojas no te toquen el cuerpo cuando caigan
para que no las puedas convertir en cristal.
Ojalá que la lluvia deje de ser milagro que baja por tu cuerpo.
Ojalá que la luna pueda salir sin ti.
Ojalá que la tierra no te bese los pasos.

Ojalá se te acabe la mirada constante,
la palabra precisa, la sonrisa perfecta.
Ojalá pase algo que te borre de pronto:
una luz cegadora, un disparo de nieve.
Ojalá por lo menos que me lleve la muerte,
para no verte tanto, para no verte siempre
en todos los segundos, en todas las visiones:
ojalá que no pueda tocarte ni en canciones.

Ojalá que la aurora no dé gritos que caigan en mi espalda.
Ojalá que tu nombre se le olvide a esa voz.
Ojalá las paredes no retengan tu ruido de camino cansado.
Ojalá que el deseo se vaya tras de ti,
a tu viejo gobierno de difuntos y flores.

(Silvio Rodriguez 1969)

Mercedes Sosa - Entrevista 1980

7 de dezembro de 2006

Ainda há pastores?

5 de dezembro de 2006

Dois artigos sobre Oaxaca em português (do Brasil...)

A Outra Oaxaca
25 de novembro de 2006

A Polícia Federal Preventiva (PFP) começou, ao redor das 17 horas, a agredir os membros da Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca (APPO), que estavam fazendo una manifestação pacífica nos arredores da praça central. Estas agressões originaram um enfrentamento entre a PFP e os integrantes da APPO que ainda continuam.
As ruas do Centro Histórico são um campo de batalha, os policiais federais há aproximadamente uma hora começaram a disparar suas armas de fogo contra os manifestantes. A polícia ministerial do estado e a PFP fazem guarda em alguns pontos como o Llano, a rua Crespo, a Central de Abastos e outros lugares.
Se constatam aproximadamente 40 detidos, dentre os quais 20 mulheres. Há vários feridos, estando um em situação grave.
Até agora temos informação de dois companheiros que perderam a vida, resultado das agressões, ainda sem identidade confirmada.
(...)

********************************

27 de novembro de 2006
O movimento popular de Oaxaca ganha espaços e legitimidade no mundo da resistência. Já não é apenas a repressão que convoca ativistas, coletivos, agrupamentos políticos, religiosos e de direitos humanos, gente da arte, da academia e da cultura de mais de 20 países, senão a expressão de uma forma organizativa autônoma que se converte pouco a pouco em referência de transformação política impulsionada desde baixo.
Um ato repressivo impulsionou a criação da Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca (APPO) em junho passado, e a bárbara investida dos governos federal e estadual, iniciada nos dias 27 e 29 de outubro, que incluiu novos assassinatos, detenções e a ocupação da cidade pela Polícia Federal Preventiva (PFP), desencadeou um movimento internacional de solidariedade apenas comparável em intensidade àquele convocado pelos zapatistas e o povo de São Salvador Atenco (com suas próprias e diferentes histórias).
Até o momento se registram nas diferentes redes internacionais de comunicação mais de 160 ações de solidariedade com Oaxaca em menos de um mês. Só a jornada de mobilização do passado dia 20, convocada e impulsionadapelo Exército Zapatista de Liberação Nacional e conseguida pela própria legitimidade conquistada pelo movimento, se reportaram 47 mobilizações em 46 cidades do planeta.
(...)
.
(ler os artigos aqui)

3 de dezembro de 2006

Mais sobre Oaxaca

La situazione a Oaxaca è precipitata. Sabato la PFP (Policia Federal Preventiva) ha attacato la manifestazione pacifica dell'APPO ed è cominciata la peggiore repressione che si ricordi in Messico almeno dal 1971. Il saldo è spaventoso: più di 200 detenuti, più di 100 desaparecidos, 5 morti per colpi di arma da fuoco, impossibile calcolare i feriti e le persone intossicate dai gas, si parla di fosse comuni (...).

La tensione ad Oaxaca è aumentata questo lunedì per le dichiarazioni ufficiali della Polizia Federale Preventiva (PFP) che la tolleranza è finita e annunciando l'adempimento dei mandati di cattura contro simpatizzanti e dirigenti dell'Assemblea Popolare dei Popoli di Oaxaca (APPO), perquisendo almeno una ventina di immobili dove si presume che siano nascosti attivisti dell'organizzazione.

Vi allego un articolo molto interessante sulla situazione attuale.
Si teme che Felipe Calderon, che si insedierà con le mani sporche di sangue il prossimo venerdi, sarà un nuovo Pinochet. Le premesse ci sono tutte.
.
(ler todo o artigo aqui)