25 de julho de 2009

Marquemos o início das férias!

Caros leitores e amigos, vou gozar a vida. Até setembro!

22 de julho de 2009

"Dança das mil mãos"

Todas as bailarinas envolvidas são surdas-mudas...!


20 de julho de 2009

Discriminação institucionalizada, não há dúvida, parece-me

"Por razões anatómicas, os homens estão mais expostos a doenças graves que possam ser transmitidas"

, diz o Gabriel Olim, presidente do Instituto Português de Sangue (IPS).

Extraordinário. Como se numa relação hetero as doenças graves não fossem transmitidas, independentemente da anatomia...

São precisas estatísticas para perceber isto?

Para saber que a questão é a frequência de relações, a fidelidade ou a falta dela, o risco ou a falta dele, a responsabilidade na gestão do "coito"?

(coito, sim - como cruamente o chamava Pasolini, a propósito da discussão do aborto nos anos '70 em Itália

- ele, Pasolini, homossexual e contrário à despenalização do aborto, já agora, para que fique clara a complexidade de todas estas questões, não passíveis de uma arrumação em gavetas/grupos estanques/partidos)


O Miguel Vale de Almeida tem razão: "Se o problema é o comportamento de risco, então o problema é o comportamento de risco, ponto. E nesse caso a pergunta a ser feita - a homens e mulheres, hetero e homo - é sobre o número de parceiros sexuais e o grau de protecção usada no sexo."

Como é evidente.

19 de julho de 2009

Por absurdo

"Perante a aparente incapacidade do Ministério da Educação em elaborar exames de dificuldade consistente de ano para ano, a solução parece-me simples: rasgar as notas absolutas. É irrelevante saber se o aluno teve "positiva", 30 ou 80%. O que importa é a posição relativa do aluno em relação aos seus colegas, isto é, o percentil. Se está nos 5% de topo ou nos 5% da cauda."

daqui.

P.S. Parece que os objectivos de ordem de mérito no acesso à faculdade ficariam garantidos. Falta o resto.

17 de julho de 2009

Contributo para um debate político

Encontramo-nos hoje em Portugal mergulhados numa dupla crise: uma que vem muito de trás, resultante de uma não-definição clara de objectivos consensuais para o futuro do País e outra, que resultou da aceleração e agudização desta pela crise global.

Estamos em vésperas de eleições. Os cidadãos, mulheres e homens, poderão ficar, mais uma vez, perante um menu diversificado de propostas avulsas, raramente bem esclarecidas e coerentes, sem terem em seu poder os dados necessários para fundamentarem e fazerem as suas escolhas. Continuarão alienados pela retórica dos discursos e cada vez mais descrentes quanto à importância do seu voto.

Urge, pois, neste momento crítico da sociedade portuguesa e da democracia, encontrar modos de proporcionar uma opinião pública esclarecida. (...)

É com este propósito que um grupo de cidadãs e cidadãos, insatisfeitos com os conteúdos e a qualidade do debate político partidário, tomou a iniciativa de reunir neste documento alguns contributos para um melhor equacionamento de opções com que o nosso País se tem de confrontar, nesta encruzilhada em que se encontra o mundo contemporâneo.

O link é este: http://www.cidadaosdebatempolitica.net/

14 de julho de 2009

Já agora, escrevi também um artigo sobre as conclusões do seminário "Crise ética na Economia e na Política": aqui.
Escrevi um artigo sobre a encíclica Caritas in Veritate: aqui.

10 de julho de 2009

A verdade é luz que dá sentido e valor à caridade. Esta luz é simultaneamente a luz da razão e a da fé, através das quais a inteligência chega à verdade natural e sobrenatural da caridade: identifica o seu significado de doação, acolhimento e comunhão. Sem verdade, a caridade cai no sentimentalismo. O amor torna-se um invólucro vazio, que se pode encher arbitrariamente.

Caritas in Veritate, Bento XVI

9 de julho de 2009

com as óbvias excepções

agora que a euforia passou

já posso postar sobre isto. E dizer que aos catorze anos, os passos estavam já quase todos lá. Que fixes aqueles anos, que pica!

7 de julho de 2009

Nova encíclica defende nova ordem mundial


Bento XVI defende na sua terceira encíclica, "Caritas in Veritate" (A caridade na verdade), uma nova ordem política e financeira internacional, para governar a globalização e superar a crise em que o mundo se encontra mergulhado.

No documento, tornado público esta terça-feira, o Papa apresenta como prioridade a "reforma quer da Organização das Nações Unidas quer da arquitectura económica e financeira internacional", sentida em especial "perante o crescimento incessante da interdependência mundial", mesmo no meio de uma "recessão igualmente mundial".
(...) É sobretudo a questão financeira que merece um olhar atento neste documento, que identifica "tendência actuais para uma economia a curto, senão mesmo curtíssimo prazo" e assinala que "isto requer uma nova e profunda reflexão sobre o sentido da economia e dos seus fins, bem como uma revisão profunda e clarividente do modelo de desenvolvimento".

Um dado é essencial: a necessidade de trabalhar não só para que nasçam sectores ou segmentos «éticos» da economia ou das finanças, mas também para que toda a economia e as finanças sejam éticas", assinala o documento.
Bento XVI considera que os "princípios tradicionais da ética social", como a transparência, a honestidade e a responsabilidade, continuam a ter lugar nos dias de hoje para enfrentar "problemáticas do desenvolvimento neste tempo de globalização", em especial perante a crise económico-financeira.
(...) O Papa considera que todo o sistema financeiro "deve ser orientado para dar apoio a um verdadeiro desenvolvimento". "Há que considerar errada a visão de quantos pensam que a economia de mercado tenha estruturalmente necessidade duma certa quota de pobreza e subdesenvolvimento para poder funcionar do melhor modo", alerta.
Neste sentido, apela a uma regulamentação do sector capaz de impedir "especulações escandalosas", referindo que à luz da actual crise fica claro que "o progresso económico se revela fictício e danoso quando se abandona aos «prodígios» das finanças para apoiar incrementos artificiais e consumistas".

(...) Bento XVI sublinha que a actual crise veio destacar ainda mais "anomalias e problemas dramáticos" presentes no desenvolvimento económico. "Cresce a riqueza mundial em termos absolutos, mas aumentam as desigualdades. Nos países ricos, novas categorias sociais empobrecem e nascem novas pobrezas", lamenta, falando ainda de "situações de miséria desumanizadora", corrupção e ilegalidade.
A encíclica (...) diz que "a convicção da exigência de autonomia para a economia, que não deve aceitar «influências» de carácter moral, impeliu o homem a abusar dos instrumentos económicos, até mesmo de forma destrutiva".

(...) "A globalização - escreve, referindo a esta "novidade do nosso tempo" - é um fenómeno pluridimensional e polivalente, que exige ser compreendido na diversidade e unidade de todas as suas dimensões, incluindo a teológica."
Bento XVI avisa que "o processo de globalização poderia substituir as ideologias com a técnica, passando esta a ser um poder ideológico", pedindo por isso uma "formação para a responsabilidade ética no uso da técnica".
O Papa não alinha com as "atitudes fatalistas" a respeito deste fenómeno, que mostra a realidade de "uma humanidade cada vez mais interligada". Ainda assim, declara que "é preciso corrigir as suas disfunções, tantas vezes graves, que introduzem novas divisões" e fazer com que "a redistribuição da riqueza não se verifique à custa de uma redistribuição da pobreza ou até com o seu agravamento, como uma má gestão da situação actual poderia fazer-nos temer".

Ecclesia

(ler o artigo integral)

6 de julho de 2009

insuperável - e a noite é de lua cheia

Quero ficar no teu corpo feito tatuagem
Que é pra te dar coragem pra seguir viagem
Quando a noite vem
E também pra me perpetuar em tua escrava
Que você pega, esfrega, nega,
mas não lava

amizade

Chico em vinil num amplificador de válvulas, na varanda, com vinho tinto.

5 de julho de 2009

3 de julho de 2009

Amanhã estaremos todo o dia a falar de ética na economia e na política

(nada melhor do que este tributo como prelúdio e banda sonora)








BRUCE SPRINGSTEEN:

«As Pete and I traveled to Washington for President Obama’s inaugural celebration, the entire story of “We Shall Overcome,” how it moved from a labor movement song and, with Pete’s inspiration, had been adopted by the civil rights movement.

And that day, as we sang “This Land Is Your Land,” I looked at Pete. The first black president of the United States was seated to his right. And I thought of the incredible journey that Pete had taken. You know, my own growing up in the ’60s, a town scarred by race rioting, made that moment nearly unbelievable. And Pete had thirty extra years of struggle and real activism on his belt. He was so happy that day. It was like, Pete, you outlasted the bastards, man. You just outlasted them. It was so nice. It was so nice.

At rehearsals the day before, it was freezing. It was like fifteen degrees. And Pete was there, he had his flannel shirt on. I said, “Man, you better wear something besides that flannel shirt!” He says, “Yeah, I’ve got my long johns on under this thing.” I said—and I asked him, I said, “How do you want to approach ‘This Land Is Your Land’?” as it’d be near the end of the show. And all he said was, “Well, I know I want to sing all the verses. You know, I want to sing all the ones that Woody wrote, especially the two that get left out, you know, about private property and the relief office.” And I thought, of course, you know, that’s what Pete’s done his whole life: he sings all the verses all the time, especially the ones that we’d like to leave out of our history as a people, you know?

At some point, Pete Seeger decided he’d be a walking, singing reminder of all of America’s history. He’d be living archive of America’s music and conscience, a testament of the power of song and culture to nudge history along, to push American events towards more humane and justified ends. He would have the audacity and the courage to sing in the voice of the people. Now, despite Pete’s somewhat benign grandfatherly appearance, you know, he is a creature of a stubborn, defiant and nasty optimism. He carries—inside him, he carries a steely toughness that belies that grandfatherly facade, and it won’t let him take a step back from the things he believes in.
At ninety, he remains a stealth dagger through the heart of our country’s illusions about itself. Pete Seeger still sings all the verses all the time, and he reminds us of our immense failures, as well as shining a light towards our better angels in the horizon, where the country we’ve imagined and hold dear, we hope, awaits us. And on top of it, he never wears it on his sleeve. He’s become comfortable and casual in this immense role. He’s funny and very eccentric.
The song that—I’m going to bring Tommy out. And the song Tommy Morello and I are about to sing, I wrote it in the mid-’90s, and it started as a conversation I was having with myself. It was an attempt to regain my own moorings. And its last verse is the beautiful speech that Tom Joad whispers to his mother at the end of The Grapes of Wrath. It says, “Wherever there’s a cop beating a guy, wherever a hungry newborn baby cries, wherever there’s a fight against the blood and the hatred in the air, look for me, Mom. I’ll be there.” Well, Pete has always been there