2 de março de 2006

A "one drop rule"

"A 'one drop rule' é algo que nunca foi aplicado senão aos negros, e é uma regra que consiste em consiste em considerar como negro qualquer pessoa que tenha uma gota de sangue negro que seja", explica Rhett Jones, historiador da Brown University. "Isto significa que um branco pode dizer que tem uma avó apache, mas nunca poderá dizer que tem uma tetravó negra porque, se for assim, então ele é negro e não branco". É a visão racista do sangue negro como uma infecção. Basta uma gota para que a contaminação seja total.
Uma coisa do passado? Por incrível que pareça, não. Michael Omi, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, contou o caso de uma senhora que, ao realizar um certo trâmite administrativo, foi informada de que deveria identificar-se como negra (em muitos documentos oficiais norte-americanos, usados para fins estatísticos, exige-se uma identificação da raça e/ou da etnia).
"Sempre se tinha considerado branca e não fazia a mínima ideia de que possuia um antepassado negro, mas os registos diziam que ela tinha 1/32 avos de sangue negro. Era uma tetravó escrava, de nome Margarida", contou Omi. "O choque foi tão grande que a senhora ficou doente três dias. Depois resolveu levar o caso a tribunal e perdeu no Supremo em 1983. Um recurso interposto em 1986 não foi aceite".

in PÚBLICO 23 de Fevereiro 1995.

Sem comentários:

Enviar um comentário