5 de dezembro de 2006

Dois artigos sobre Oaxaca em português (do Brasil...)

A Outra Oaxaca
25 de novembro de 2006

A Polícia Federal Preventiva (PFP) começou, ao redor das 17 horas, a agredir os membros da Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca (APPO), que estavam fazendo una manifestação pacífica nos arredores da praça central. Estas agressões originaram um enfrentamento entre a PFP e os integrantes da APPO que ainda continuam.
As ruas do Centro Histórico são um campo de batalha, os policiais federais há aproximadamente uma hora começaram a disparar suas armas de fogo contra os manifestantes. A polícia ministerial do estado e a PFP fazem guarda em alguns pontos como o Llano, a rua Crespo, a Central de Abastos e outros lugares.
Se constatam aproximadamente 40 detidos, dentre os quais 20 mulheres. Há vários feridos, estando um em situação grave.
Até agora temos informação de dois companheiros que perderam a vida, resultado das agressões, ainda sem identidade confirmada.
(...)

********************************

27 de novembro de 2006
O movimento popular de Oaxaca ganha espaços e legitimidade no mundo da resistência. Já não é apenas a repressão que convoca ativistas, coletivos, agrupamentos políticos, religiosos e de direitos humanos, gente da arte, da academia e da cultura de mais de 20 países, senão a expressão de uma forma organizativa autônoma que se converte pouco a pouco em referência de transformação política impulsionada desde baixo.
Um ato repressivo impulsionou a criação da Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca (APPO) em junho passado, e a bárbara investida dos governos federal e estadual, iniciada nos dias 27 e 29 de outubro, que incluiu novos assassinatos, detenções e a ocupação da cidade pela Polícia Federal Preventiva (PFP), desencadeou um movimento internacional de solidariedade apenas comparável em intensidade àquele convocado pelos zapatistas e o povo de São Salvador Atenco (com suas próprias e diferentes histórias).
Até o momento se registram nas diferentes redes internacionais de comunicação mais de 160 ações de solidariedade com Oaxaca em menos de um mês. Só a jornada de mobilização do passado dia 20, convocada e impulsionadapelo Exército Zapatista de Liberação Nacional e conseguida pela própria legitimidade conquistada pelo movimento, se reportaram 47 mobilizações em 46 cidades do planeta.
(...)
.
(ler os artigos aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário