1 de maio de 2006

Neoliberalismo: Mitos e realidade

por Martin Hart-Landsberg [*]


«Tratados como o Acordo de Livre Comércio Norte Americano (NAFTA) e a Organização Mundial do Comércio (OMC) aumentaram o poder e os lucros das transnacionais capitalistas à custa de crescente instabilidade e deterioração das condições de trabalho e de vida. Apesar desta realidade, as afirmações dos neoliberais de que a liberalização, desregulamentação e privatização produzem benefícios sem par foram repetidas tão frequentemente que muita gente do mundo do trabalho aceita-as como verdades incontestáveis. Assim, líderes de negócios e políticos nos Estados Unidos e outros países capitalistas desenvolvidos defendem reiteradamente suas tentativas de expandir a OMC e assegurar novos acordos como a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) como necessárias para assegurar um futuro mais brilhante para os povos do mundo, especialmente aqueles que vivem na pobreza.
(...)
Portanto, se quisermos armar um desafio efectivo ao projecto de globalização neoliberal, devemos redobrar nossos esforços para vencer a "batalha das ideias". Vencer esta batalha exige, entre outras coisas, demonstrar que o neoliberalismo funciona como cobertura ideológica para a promoção de interesses capitalistas, não como estrutura científica para desvendar as consequências económicas e sociais da dinâmica capitalista. Também exige mostrar os processos pelos quais o capitalismo, como sistema internacional, mina os interesses da classe trabalhadora ao invés de promovê-los, tanto no terceiro mundo como nos países capitalistas desenvolvidos.»
Neste artigo, são desmistificados os argumento pró-liberais numa sucessão de cinco capítulos:

1) O mito da superioridade do 'Livre comércio': Argumentos teóricos
2) O mito da superioridade do 'Livre comércio': Argumentos empíricos
3) Neoliberalismo: A realidade
4) A dinâmica do capitalismo contemporâneo
5) China: O caso mais recente de êxito neoliberal

No sexto e último capítulo, "O nosso desafio", o autor conclui:

«Como vimos, argumentos que se dizem capazes de demonstrar que as políticas de livre comércio/livre mercado transformarão as actividades e as relações económicas de maneira a beneficiar universalmente o povo trabalhador estão baseados sobre teorias e simulações que distorcem a actuação real do capitalismo.
A realidade é que números cada vez maiores de trabalhadores estão a ser capturados por processos transnacionais de acumulação de capital cada vez mais unificados. A riqueza está a ser gerada mas os povos trabalhadores em todos os países envolvidos estão a ser confrontados uns contra os outros e a sofrerem consequências semelhantes, incluindo o desemprego e a pioria das condições de vida e de trabalho».

[*] Martin Hart-Landsberg ensina ciências económicas no Lewis & Clark College em Portland, Oregon. É autor de cinco livros, incluindo China and Socialism: Market Reforms and Class Struggle (Monthly Review Press, 2005) e Development, Crisis, and Class Struggle: Learning from Japan and East Asia (St. Martin Press, 2000), ambos escritos em parceria com Paul Burkett.
.

1 comentário:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar