14 de janeiro de 2010

Pintasilgo em documentário

“Maria de Lourdes Pintasilgo”, de Graça Castanheira. Um documentário sobre a vida, as convicções e a carreira da primeira e única mulher que ocupou o cargo de Primeiro-Ministro de Portugal, no mês em que celebraria 80 anos.
Maria de Lourdes Pintasilgo acreditava que “as mulheres podem constituir uma força de radical transformação da irracionalidade institucionalizada em que vivemos (…) A multifuncionalidade da sua existência, a diversidade dos planos em que se move, o seu quotidiano dá-lhes uma especial capacidade para, no seio da complexidade, encontrarem um novo entendimento e uma nova eficácia para a governabilidade”. Ao contrário de muitas outras mulheres que terão a mesma convicção, Maria de Lourdes Pintasilgo converteu a sua vida em praxis da sua própria crença.

Documentário na RTP2, já este sábado, às 21h.

Leiam aqui o artigo do público sobre o documentário.
«Graça Castanheira frisa as palavras de várias amigas com quem contactou, e que integraram o Graal e outras actividades com Pintasilgo: "Uma das suas amigas referiu a dificuldade de falar no tom certo sobre a Maria de Lourdes. Este filme é, nesse sentido, quase todo ele uma impossibilidade", confessa a realizadora. »

Sem comentários:

Enviar um comentário