21 de fevereiro de 2010

Caritas pede cancelamento da dívida do Haiti

O Banco Mundial está disponível para cancelamento da dívida do Haiti, mas ainda não assinou acordo formal. A Cáritas saudou a decisão do Fundo Monetário Internacional (FMI) de emprestar às vítimas do sismo 102 milhões de dólares. No entanto, a saudação foi acompanhada de um lamento por a dívida não ser cancelada e a Cáritas já está a desenvolver campanhas com vista ao cancelamento “imediato” das dívidas.

“As imagens que chegam a todo o mundo a partir de Port-au-Prince, capital do Haiti, mostram que serão precisos muitos anos até que este país esteja preparado para responder aos empréstimos internacionais”, aponta a Cáritas.
(...) O director executivo do FMI, Dominique Strauss-Kahn, manifestou o seu apoio para cancelar as dívidas do Haiti, ao mesmo tempo que afirmou estar a trabalhar com “todos as entidades doadoras para cancelar as dívidas do Haiti, incluindo o nosso novo empréstimo”.
A Cáritas afirma ser este o tempo para o cancelamento e pede ao FMI e a todos os doadores que “aliviem o peso da dívida ao Haiti, ao mesmo tempo que este país luta para se reconstruir”, afirma. “A reconstrução será uma tarefa que levará décadas e biliões de dólares”.
O Banco Mundial, que emprestou 39 milhões de dólares, e o « Inter-American Development Bank», que emprestou 447 milhões, estão disponíveis para cancelar a dívida, apesar de ainda não terem concordado com um acordo formal.

Notícia da Ecclesia, que encontrei aqui.

1 comentário:

  1. Ao que parece a Venezuela já cancelou a dívida ao Haiti.

    http://diatribesemsoliloqio.blogspot.com/2010/02/nao-me-supreende-mesmo-nada.html
    http://english.aljazeera.net/focus/2010/01/201013195514870782.html

    ResponderEliminar