E a seguir é comovedor ver este:
30 de abril de 2009
"El sistema" - música e transformação social
E a seguir é comovedor ver este:
29 de abril de 2009
O EntreSerras quer Descobrir a Serra da Arada e da Freita vivendo uma experiência ímpar para desvendar o seu património natural, cultural e gastronómico e partilhar por uns dias as vivências das gentes serranas, o seu labor e as suas alegrias. É um micro-festival participativo de ritmo lento, seguindo o transpirar de uma serra com dezenas de milhões de anos, as rotas dos pastores, o voar das borboletas, o engenho da sobrevivência na serra e a alegria das noites nas aldeias.
De 30 de Abril a 3 de Maio
EntreSerras - MICROFESTIVAL DE VIVÊNCIAS E DIVERSIDADES
Retiro da Fraguinha, Candal, Cabreiros; concelho de São Pedro do Sul
Mais informação e Inscrições (muito muito importante fazer as inscrições!!!):
http://entreserras-microfestival.blogs.sapo.pt/
28 de abril de 2009
Oração
Será que é só o homem que já não crê? O mundo anda confuso, está cheio, está turvo. Eu não vejo claramente. Será que Tu, ao menos, consegues ver? Mas mesmo sem ver, é possível andar pela superfície das águas revoltas. Basta confiar! Bastar confiar? Mas isso é o mais complicado. Ajuda-me…. Por onde anda minha confiança?
Olho para trás, idealizo o passado. Vejo uma ruína. E o que não ruiu ainda está instável. É um castelo de cartas, uma palhota de madeira, um prédio sobre estacas apodrecidas. Olho à volta: parece-me tão difícil acreditar no ser humano! Temo o pior… Há um misto de desilusão e de zanga, de medo e de ódio, de sede de justiça. E nada posso. Sinto-me de mãos atadas à torreira do sol e á mercê da noite inclemente. E vejo os justos no mesmo deserto, cegados pelo cansaço duradoiro e pela permanência da sequia. E eles não vêem mais nada, senão o seu desejo de encontrar o repouso e o conforto de saber onde estão.
Pai, Tu que nos dás o verdadeiro pão, conduz-nos até ele, para que não tacteemos somente o pó e as pedras do chão. Tu que olhas pelos pássaros e pelas flores, olha por quem já não acredita em nada, pois nada vê senão a sequia e a dor. Tu que enviaste o Teu Filho ao mundo, para nos dar a vida em abundância, faz-nos viver essa Vida e não a morte que vemos em cada curva da noite da alma.
Tu que queres que vamos a Ti para não mais termos fome nem sede, vem para o meio de nós, atribulados, perdidos e confusos, e sê a fonte que nos alimenta. Olha por quem sofre e dá Razão a quem inflige sofrimento. Abre-nos os olhos e faz-nos dar vida ao que somos, para podermos também transmiti-la a quem está connosco. Que não mais se semeie ódio e dor, mas caminho e pontes. Faz-nos construtores da Tua paz e derrama em nós o bálsamo do Teu amor, para que o irradiemos e para que possamos olhar o mundo com uns olhos lavados de contaminações estranhas à Tua vontade.»
nascida do sofrimento de dias muito complicados.
27 de abril de 2009
26 de abril de 2009
Não desesperemos em tempos de corrupção
(aqui cantado por Julio Sosa - não há o video da versão original de Gardel)
Nota: há imensas versões desta música, mas aconselho sobretudo as de Gardel, Serrat ou Gilberto Gil!
25 de abril de 2009
Tentativa de comentário a uma das grandes metáforas do cinema-treta dos anos 80-90: Indiana Jones a atravessar um precipício com um “leap of faith”.
Há uma contradição dramática entre o placebo necessário à vida, e a atitude filosófica.
Ou se ignora o dilema (e é o que fazemos quase todos, cobardemente, ficando do lado de quem ganha em cada ocasião), ou impõe-se uma tomada de posição em que nos temos de afirmar identitariamente como cépticos ou como crentes. E esta é a opção primordial da existência.
It’s the question that drives us, Neo.
Or is it faith?
IMPLICAÇÕES GLOBAIS DE DECISÕES LOCAIS
4 oradores…
4 pontos de vista…
Fundação Gonçalo da Silveira
Comissão Justiça e Paz da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal
Desafio Miqueias
Rede Fé e Justiça Europa África – Antena Portugal
no Centro de Congressos de Lisboa e
no dia 29 de Abril de 2009 - Sala 1
das 17h45 - 19h45
Eu (co)mundo
construo em comunidade um ambiente saudável
e coloco:
- Nas relações humanas, diálogo e proximidade
- Nas relações entre povos e culturas, a justiça e solidariedade
- Na relação com a natureza, o cuidado:
- pela diversidade;
- pelo equilíbrio ambiental;
- por um futuro com qualidade.
“Política energética da EU” - Begoña Iñarra, Responsável pelo Secretariado Internacional da Rede Fé e Justiça Europa África, em Bruxelas.
“O uso do solo” . João Duarte, Consultor de Solos e Pedologista.
“Acordos de parceria económica” - João Pedro Martins, Economista e Coordenador Nacional do Desafio Miqueias.
“Empreendedorismo social” - João Meneses, Gestor das ONGs Chapitô e TESE
Venha participar – Entrada livre
24 de abril de 2009
Repito,
23 de abril de 2009
Da Filantropia Caridosa ao Investimento Social Estratégico
Este episódio é emblemático por demonstrar que no Bangladesh, uma das regiões mais populosas e miseráveis do mundo, as soluções efectivas para o combate à pobreza não vêm da filantropia nem da caridade. Vêm do conceito de empreendedorismo social, com business plans, metodologias, estudos de mercado e técnicas de marketing - mas com missões exclusivamente sociais. O prémio atribuído a Muhammad Yunus é a demonstração inequívoca de que não será possível haver paz enquanto houver pobreza. (...)
Nas suas palavras, "um empreendedor social não se contenta em dar o peixe, tampouco em ensinar a pescar. Um empreendedor social não sossega enquanto não mudar a lógica da indústria da pesca".
22 de abril de 2009
Financiar o genocídio?
Petróleo, assassínio em massa e muito, muito dinheiro. Não é título de filme de terror, mas uma situação em que a realidade é pior que a ficção. Investir em empresas que financiam o genocídio na região do Sudão significa cumplicidade. E é para combater esta realidade que a organização sem fins lucrativos Investors Against Genocide está a multiplicar esforços e, finalmente, a obter alguns resultados.
Ritmos da Terra
9 de Maio de 2009.
21 de abril de 2009
“Queres levantar nota, vai ao Millenium BCP, mete gasosa na Galp e já ninguém te vê”
“Não me esqueço da Mota Engil, SGPS S.A., com este vocabulário ainda vou pó Canadá”
Fiquei sem palavras. Ajuda-me o resumo do Binary Solo, "não sei o que é pior, rappers vendidos ao dinheiro se empresários com tiques de consciência social":
“Toca a estudar com muita motivação / Toca a estudar para termos capacitação / A Epis tá com a população / Vamos ter o 12º ano na mão”.
Artigo aqui sobre esta realidade musical.
20 de abril de 2009
16 de abril de 2009
Outra graça
o vazio que a fé nos trouxe, a graça o cumpre e o enche.
À procura de um bom antídoto para a neura
Este?
Ou algo mais light?
sim, fiquemos no tema.
E até amanhã.
15 de abril de 2009
Azar
Se os problemas e as preocupações da vida fossem levados (e lavados) pela água da chuva que apanhámos nestes dias, o pedacinho de caminho de Santiago que fizémos teria sido bem mais eficaz....
6 de abril de 2009
5 de abril de 2009
4 de abril de 2009
3 de abril de 2009
1 de abril de 2009
"Aulas" sobre a Felicidade
Foi muito giro (embora os miúdos tenham parecido ficar às vezes tão perplexos quanto emudecidos) e acho que deu resultado. Fê-los pensar sobre a Felicidade e a Coragem de persegui-la com liberdade.
Uma entrevista ao personagem (que faz-nos perceber um bocadinho quem é) encontra-se aqui.
Aquilo que escreveu no seu blog sobre a experiência destas aulas está aqui.