14 de maio de 2010

Reflexão de um ex-aluno meu sobre a necessidade de parar

Sim, fico babada e também é por isso que ponho isto aqui. Mas não só. Acredito mesmo que ter gente de 20 anos (e ateia!) a questionar as coisas desta maneira é um luxo. E o mundo de hoje, o tal de que ele fala, tem pouco destes luxos.

«(...) Parar é pecado no mundo em que vivemos. E parar é essencial a pensar, pensar só se consegue em silêncio e o silêncio é, por si, um momento de pausa. Não me refiro a alguém que se fecha sozinho num quarto escuro, embora esse seja um método válido. Falo sim da capacidade de olhar para dentro, de tentar aquilo que a Zara chamou de profundidade interior. Eu sinto falta disso, do silêncio.
Já repararam como as pessoas (e até as coisas) são barulhentas? Há no correr dos dias uma algazarra enorme! A tal ponto que se alguém pára ouve-se:
- Aquele é um incompetente, não sabe o que quer, está parado
e eu pergunto
- É mau não saber o que se quer?
e penso na imagem do filósofo que a (professora) Joana me deu na segunda aula do décimo ano: o filósofo é o homem que está no comboio e puxa a alavanca de emergência para pensar no motivo de estar em movimento
-É mau não saber o que se quer?
e ouço, por outras palavras,
-Olha que ninguém espera por ele!
e é verdade, ninguém espera por ele, ninguém espera pelos que perdem tempo a pensar no que querem: não são úteis, não são produtivos. Seguimos uma regra de produtividade sem lei (quão irónico não é isto...). Os gestores tomam opções de curto prazo que colocam em causa a saúde financeira da empresa, tudo porque os seus prémios são atribuídos consoante os resultados que apresentarem no fim do ano. As pessoas tomam opções de curto prazo porque os prémios são os de curto prazo. Tamanha miopia só pode ser perdoada a quem não quer ver e, hoje em dia, ver implica perder muito tempo.»

(texto completo no blog do Tomaz, A textura das palavras)

3 comentários:

  1. veja-se este conceito do parar no trabalho e pensar

    http://pilvitakalanews.blogspot.com/2008/08/trainee-in-kiasma.html

    e os resultados e reacções que ocorreram. brilhante.

    G.

    ResponderEliminar
  2. Quem precisa de ajuda, manda a sensatez que nos indique o seu nome e aquilo que o preocupa, senão não há maneira de ajudar...

    ResponderEliminar