3 de fevereiro de 2006

Testemunhas Exigem a Verdade em Génova
Milé Sardera em 26-01-2006
(em pt.inymedia.org)

No dia 11 de Janeiro, a inquirição de testemunhas recomeçou no tribunal para o julgamento contra os polícias que invadiram a escola Diaz no dia 21 de Julho de 2001, no final dos protestos contra o G8 em Génova. Durante a 19ª e 20ª inquirição, que se passaram respectivamente nos dias 11 e 19 de Janeiro, várias testemunhas inglesas relembraram as suas experiências na escola Diaz e no Centro de Média, em frente. O primeiro a prestar testemunho foi o repórter da BBC Bill Hayton (http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/4603844.stm), que, por um acaso, esteve presente durante a incursão e pôde recordar-se de toda a noite baseando-se na sua conta de telemóvel. O momento das suas ligações à BBC mostra a sequência dos acontecimentos: ele podia ver tudo do Centro de Média quando a incursão começou, quando a polícia o segurou como "refém" por 40 minutos e quando o libertou, podendo ir ver a destruição causada pela polícia na escola.
Depois de Bill Hayton, o tribunal ouviu Hamish Campbell, um produtor de vídeos que estava no Centro de Média quando a incursão começou e filmou tudo do cimo do prédio de onde se via a escola Diaz. O seu vídeo (https://www.supportolegale.org/?q=node/610 ) é um marco para a acusação, visto que este testemunha a ausência de pessoas a lutar contra a polícia quando os agentes atacaram o dormitório temporário. A tese da defesa diz que, ao invés do facto ocorrido, a polícia foi atacada por pessoas que atiravam objectos contra eles. Do esconderijo no topo do telhado, Hamish Campbell também testemunhou os polícias a bater em Mark Covell (http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/4229777.stm) na rua. Mark Covell, seriamente ferido no incidente, irá testemunhar, juntamente com outras duas testemunhas alemãs, durante a 21ª audiência do julgamento, no dia 25 de Janeiro.

Actualizações da Equipa de Apoio Legal: Inglês (https://www.supportolegale.org/?q=taxonomy/term/15) Espanhol (https://www.supportolegale.org/?q=taxonomy/term/18) Francês (https://www.supportolegale.org/?q=taxonomy/term/16) Filme de versão independente (mms://video.channel4.com/news/2006/01/12_genoa.wmv)

Sem comentários:

Enviar um comentário