27 de julho de 2008

A Nestlé volta a fazer das suas...

Nestlé acusada de gastar 65 milhões de euros para espiar a organização ATTAC


Foi descoberto recentemente que, numa altura em que preparava um livro de contestação à Nestlé, um grupo da Attac Suiça trabalhou durante mais de um ano com uma agente da securitas infiltrada a mando da multinacional. A agente participou em reuniões privadas e entregou informações detalhadas sobre os trabalhos, as pessoas envolvidas e as redes de contactos utilizadas pela organização.

Segundo a empresa de segurança, esta não é uma operação ilegal e não há mal nenhum no facto de uma pessoa se apresentar numa organização com um nome falso. Aliás, a empresa tem mesmo uma divisão de informação sobre individuos e organizações e admite a vigilância de alguns movimentos altermundialistas a mando de empresas multinacionais.

Mais um exemplo de que empresas como a Nestlé não respeitam os princípios mais básicos e de que tem de haver um controlo apertado sobre as actividades de empresas de segurança que agem quase como se fossem agências governamentais, mas sem o aborrecimento de ter de cumprir leis.

Vejam o documentário que deu origem a toda a polémica e o comunicado de imprensa da Attac Suiça (em francês)

http://www.tsr.ch/tsr/index.html?siteSect=500000&channel=#bcid=591402;vid=9209403

http://www.suisse.attac.org/Plainte-suite-a-l-espionnage-d
Publicado por ptattac em 17/06/08

Sem comentários:

Enviar um comentário