1 de julho de 2008

No dia 7 de Julho
vai realizar-se um Encontro/Tertúlia
com Dois Líderes Indígenas da Amazónia Brasileira
(da área indígena Raposa Serra do Sol, no Estado de Roraima,)
em Lisboa
no salão do CUPAV
(Centro Universitário Padre António Vieira
- Estrada da Torre, nº26, ao lado do Colégio S. João de Brito, metro LUMIAR)
pelas 19h.

O encontro terá o seguinte programa:

  • 19h - 20h30: encontro com os indígenas Jacir e Pierângela
  • 20h30 - 21h: pausa para sopa e bolinhos
  • 21h - 22h30: Campanha de Assinaturas e formação de uma Plataforma de Solidariedade com a luta dos indígenas da Raposa Serra do Sol.


Para divulgar a situação injusta que estão a viver na área indígena Raposa Serra do Sol, uma delegação de índios da região amazónica da Raposa Serra do Sol está em digressão pela Europa, em campanha contra a impunidade e a violência.
Jacir José de Souza (liderança Makuxi do Conselho Indígena de Roraima - CIR) e Pierlângela Nascimento da Cunha (liderança Wapichana, Coordenadora da Organização dos Professores Indígenas de Roraima - OPIR), que representam todos os índios que lutam pelas suas terras na Raposa/Serra do Sol, vêm divulgar pela Europa a exigência de que o Supremo Tribunal Federal ratifique o decreto-lei de 2005, homologado por Lula da Silva, que reconhece a posse indígena da terra e decreta a expulsão dos arrozeiros que ilegalmente ocuparam as terras indígenas.
Nas palavras de Pierlângela: "Vemos todos os dias como se discute no mundo todo questões como aquecimento global, a água, e nós estamos a ver tudo isso ser destruído na nossa terra".
A embaixada indígena está neste momento em Itália, depois ter estado vários dias em Espanha, Inglaterra e Bélgica procurando recolher apoios para a sua causa.
Chegam a Portugal a 3 de Julho para apresentar a campanha «Anna Pata Anna Yan», isto é, «Nossa Terra, Nossa Mãe».
Estão a organizar-se encontros entre os índios e os líderes políticos portugueses, tal como iniciativas de divulgação na comunicação social e para o grande público.
É neste contexto que, no dia 7 de Julho, haverá o encontro no CUPAV.
Venham!

Sem comentários:

Enviar um comentário