31 de maio de 2008

ABAIXO ASSINADO - pelos povos indígenas da Raposa/Serra do Sol

Como contribuição à luta em defesa dos povos indígenas da Raposa/Serra do Sol (RR), o sociólogo português, prof. BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS, formulou o texto de uma importante petição:

Raposa Serra do Sol – Brasil

Demarcação de território Indígena em perigo



Diante da polêmica demarcação do território indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, e sendo premente o julgamento da questão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, os abaixo-assinados têm a declarar o seguinte

1. A Constituição de 1988 reafirmou o direito originário das terras indígenas, cabendo à União a demarcação de tais territórios. Tal processo não cria nada, antes reconhece e protege, formalmente, a situação de ocupação tradicional do território.

2. As terras indígenas são, por determinação constitucional, inalienáveis e imprescritíveis, e sua propriedade pertencence à União. Não pertencem, portanto, aos índios, que somente têm seu usufruto e posse permanente. (...)

3. Raposa Serra do Sol não é a maior nem a única terra indígena em zona de fronteira. Esta condição tampouco fragiliza a integridade e soberania nacionais, seja porque inexiste, em qualquer lugar do mundo qualquer movimento separatista indígena, seja porque as terras fronteiriças também são bens da União. A demarcação contínua, tal como posta, é, ao contrário do alegado por seus opositores, a salvaguarda da integridade e soberania nacionais, inclusive pelo acesso facilitado de Polícia Federal e Forças Armadas a bens públicos, o que não ocorreria se reconhecidas propriedades privadas no referido território.

4. A área indígena objeto de litígio representa menos de 8% de Roraima e, mesmo somadas todos os demais territórios indígenas, tal condição não inviabiliza o desenvolvimento do Estado, (...). O slogan "terra demais para pouco índio", por outro lado, obscurece a realidade fundiária brasileira, com imensa concentração de terras nas mãos de poucos proprietários. (...)

6. Uma inflexão da jurisprudência do STF em sentido contrário àquela até hoje dominante pode implicar a revisão de todos os demais processos demarcatórios arduamente realizados, o acirramento da discriminação anti-índios e anti-negros e a conflagração de novos conflitos fundiários, gerando maior insegurança a estes grupos subalternos.

ASSINAM ESTE DOCUMENTO:
...................................
O texto integral está aqui.

Para assinar, o link é
http://www.petitiononline.com/tirssjg/petition.html

Pedimos a tod@s que divulguem o máximo possível.

1 comentário:

  1. Já assinei. Vamos também rezar por estes nossos irmãos em Cristo.


    beijos em Cristo e Maria

    ResponderEliminar