10 de maio de 2008

Ibama multa Quartiero em R$ 30,6 milhões e interdita fazenda do arrozeiro

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) multou nesta sexta-feira (9 de Maio) em R$ 30,6 milhões o prefeito de Pacaraima (RR), Paulo César Quartiero, por crimes ambientais cometidos dentro da fazenda Depósito, na reserva indígena Raposa Serra do Sol. O órgão também determinou a suspensão das atividades econômicas da fazenda e a apreensão das máquinas de produção utilizadas pelo empresário na rizicultura (plantação de arroz) - medidas que serão executadas pela Polícia Federal na segunda-feira.

O Ibama decidiu multar e suspender as atividades econômicas na fazenda Depósito depois de identificar crimes como desmatamento ilegal de terras, bombeamento de água do rio Sururu (RR) sem autorização ambiental e degradação de área de preservação permanente, entre outros.
Além da fazenda Depósito, o Ibama realiza uma espécie de "perícia ambiental" em outras 12 propriedades de plantação de arroz localizadas na reserva.

O diretor de proteção ambiental do Ibama, Flavio Montiel da Rocha, negou que as sanções aplicadas ao prefeito de Pacaraima tenham sido aceleradas em conseqüência da sua prisão. "Essa autuação é estritamente técnica, fruto de um trabalho de três meses do Ibama. Por coincidência, o proprietário foi preso por outras razões. O laudo ambiental não sai do dia para a noite, está dissociado da sua prisão", afirmou.

O diretor do Ibama estima que 30% da terra da reserva indígena Raposa Serra do Sol esteja desmatada em conseqüência da rizicultura. A expectativa do Ibama é que os laudos ambientais nas outras 12 fazendas da reserva também apontem diversos crimes ao meio ambiente que poderão resultar em sanções aos seus proprietários. O Ibama prometeu divulgar até o final de Maio os laudos de outras três fazendas da reserva.

(ler todo o artigo)

Sem comentários:

Enviar um comentário