13 de maio de 2008

O sapo e o escorpião

Acho que hoje me aconteceu isto:


Um escorpião olhava absorto para um rio que precisava urgentemente de atravessar.
Aproxima-se um sapo. O escorpião pede-lhe boleia, docemente, devagar, com humildade.
"Leva-me nas tuas costas, por favor, sapo! Preciso tanto de atravessar o rio...."
O sapo hesita: como é que se pode confiar, alguma vez num escorpião? Tem um ferrão terrível e um veneno mortal!
"Não" - responde - "só se fosse parvo!"
Mas o escorpião explica: "não tenhas medo! Se eu te matar, morro também! Eu preciso de ti e não te farei mal".
O sapo confia. Começam a travessia.
A meio do rio, o escorpião não resiste e pica com violência o dorso do sapo.
Este começa lentamente a ficar paralizado e a afundar-se, e pergunta: "..... Porquê? ..... Porquê?"
E o escorpião balbucia, com um olhar perplexo:
"Não sei por que o fiz! Mas sou um escorpião e... está na minha natureza!......"

Eu acho que sou o sapo.... mas serei porventura o escorpião?

Sem comentários:

Enviar um comentário