23 de maio de 2009

Agora já se pode afirmar isto e manter a credibilidade: mas não será tarde demais?

"O pensamento da Direita sobre a economia de mercado - provou-se agora - está errado", disse o prémio Nobel da Economia, Joseph Stiglitz, à margem das Conferências do Estoril.
"Não há dúvida sobre isso. A Direita dizia que os mercados se regulam por si, se ajustam por si, que se houver um problema os mercados arranjam-se por si e muito rapidamente".
"Mas os bancos mais prudentes não sobreviveram, foram os bancos que arriscaram mais que sobreviveram", recordou o prémio Nobel, sublinhando que por isso mesmo, a crise "fragilizou todas as teorias da Direita".
Stiglitz, autor de Globalização, a grande desilusão, afirma ainda que o sistema económico neoliberal assentou numa “luta de classes contra os pobres”, com a qual os bancos apostaram na transferência de rendimentos da “base da pirâmide para o topo”.
O economista, que sempre foi muito crítico em relação às políticas económicas neoliberais, diz que a crise não se vai resolver em breve e que estamos a passar "de uma queda abrupta para uma recessão profunda".


ler o artigo do DN Economia aqui e o do Público aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário