7 de maio de 2009

diametralmente opostos

É difícil eu conseguir discordar tão regular e previsivelmente de alguém como de João Pereira Coutinho.

(o César das Neves seria um bom candidato mas há cristianismo a mais a acomunar-nos; o mesmo acontece com o Guillul, que para além das bases espirituais me conquista pela garra - raramente pelos gostos musicais)

Mas a mini-crónica que apresento abaixo é extraordinária.
Começa ele por referir que a J.K Rowling ganha 600€ por palavra. Boa, pensei eu, é desta que vai dizer alguma coisa com que eu me identifique. Um mínimo de considerações ético-políticas, sei lá. Mesmo que discordemos dos meios, ao menos que nos encontremos nos fins.
Népia.
Passa o tempo todo a dizer que também queria e que, se pudesse, lhe dava o golpe do baú.


«LEITURA DE PEQUENO-ALMOÇO:

J.K. Rowling, autora dos inenarráveis Harry Potter - tentei ler o primeiro; pleeeease - ganha seiscentos euros por palavra. Uma confortável posição que a coloca entre as mais ricas do planeta. Oitocentos euros. Por cada «and», por cada «but». Ou seja: se a batuta de J.K. fosse aplicada aos artigos semanais que publico no Indy - uma média de 800 palavras por peça - eu ganharia 480 mil euros. Por semana. Aqui fica à consideração da dra. Serra Lopes. De resto, confesso que nada disto me perturba. Demasiado. Aquilo que me perturba é saber duas coisas terrivelmente prosaicas. Em primeiro lugar, que a belíssima J.K. viveu no Porto e eu, como sempre, passei ao lado. E, em segundo, a ideia de que o namorado portuense de J.K., que eu obviamente desconheço, se deu ao luxo de pontapear seiscentos euros por palavra quando expulsou a frágil donzela pela porta fora. Meu Deus, dava um dedo - o mindinho - para conhecer o cavalheiro. Hoje. Agora. E desde já deixo ficar a sugestão: a Câmara do Porto, em homenagem à escritora J.K. Rowling, devia erguer uma estátua ao antigo namorado portuense. Uma espécie de Monumento ao Burgesso, espécie assaz difundida a norte do Mondego. Os pombos, depois, fariam o resto.»

JP Coutinho 6 de Novembro de 2003

Sem comentários:

Enviar um comentário